Prefeitura realiza campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Com o slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, a Secretaria de Municipal de Assistência Social de Paulo Lopes através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, promoveu uma série de eventos em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A mobilização teve início nos dias 14 e 15 com a realização de teatros para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no intuito de trabalhar o tema e prevenir situações de violência.
No dia 17 foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal – PRF a distribuição de panfletos informativos chamando a atenção de motoristas para a importância do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Já no dia 18 foi à vez dos restaurantes, garapeiras, postos de combustíveis e a Praça de Pedágio na BR 101 colaborar a distribuição de panfletos, contribuindo com a Campanha Faça Bonito.
Símbolo de luta
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
Disque 100
O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O Disque 100 funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante. Pode ser acessado por meio dos seguintes canais:
• Discagem direta e gratuita do número 100 – Disque 100
• Envio de mensagem para o e-mail disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
• Crimes na internet através do portal www.disque100.gov.br
Conselho Tutelar de Paulo Lopes
A violação de direitos e maus tratos contra a criança e adolescente existe em qualquer país e estão presentes em todas as classes sociais. Denunciar esses casos faz com que eles não fiquem invisíveis e algo seja feito para defender a vítima.
É possível realizar as denúncias junto ao Conselho Tutelar pessoalmente, por contato telefônico, carta ou e-mail:
• Telefones – 48 3253.0108 / Plantão 99116.0773
• E-mail – conselhotutelar@paulolopes.sc.gov.br
• Endereço – Rua José Pereira da Silva, 155 Centro – Paulo Lopes – SC – CEP 88490-000
CRAS
Parte da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS atende toda a população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do qual podem também acessar outros serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais.
O silencio é a principal causa do aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, denuncie!