NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO LOPES

Secretária Municipal de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde de Paulo Lopes vem através desta nota informativa prestar alguns esclarecimentos à população de nosso município sobre os casos da doença causada pelo Coronavírus no nosso Estado e formas de se prevenir.

Até a data de hoje (14 de março de 2020) foram confirmados 05 (três) casos de Coronavírus no Estado de Santa Catarina, 02 (dois) em Florianópolis, 01 (um) em Joinville e 02 (dois) em Rancho Queimado, sendo que todos os três pacientes pegaram a doença fora do Estado. Isso significa dizer que ainda não existem casos confirmados de Coronavírus transmitido entre habitantes do Estado de Santa Catarina. Mas estão sendo investigados 77 casos de Coronavírus no Estado de Santa Catarina.

Porem já existe casos de transmissão entre pessoas no Brasil, o que chamamos de transmissão comunitária, portanto essa realidade também pode vir a acontecer no nosso Estado e talvez no município de Paulo Lopes.

Esclarecemos que a Secretária de Saúde de Paulo Lopes esta monitorando diariamente todos os casos suspeitos e confirmados da doença no nosso Estado, e esta preparada para atender, encaminhar para diagnostico e tratamento e acompanhar todos os casos suspeitos e/ou confirmados de Coronavírus em nosso município. As equipes da Saúde estão orientadas e preparadas para atender a população, e essa capacitação será gradualmente reforçada caso apareçam casos suspeitos em nosso município. A Secretária de Saúde de Paulo Lopes irá publicar notas informativas sobre o Coronavírus com frequência ou quando necessário (mudança no cenário atual).

Porem é importante ressaltar que a prevenção da transmissão da doença é fundamental. A população de Paulo Lopes deve ficar atenta e evitar aglomerações e evitar viagens (apenas em casos de extrema necessidade) e seguir rigorosamente as seguintes orientações:

Ÿ Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos ou usar o álcool gel regularmente;

Ÿ Evitar contato próximo com outras pessoas caso não haja necessidade, com dar as mãos, abraçar e beijar no rosto;

Ÿ Evitar tocas os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Ÿ Como o vírus não sobrevive ao calor, consumir bebidas quentes como café, chá ou chimarrão podem eliminar o vírus da garganta, assim como fazer bochechos e gargarejos com antissépticos bucais;

Ÿ Evitar contato com pessoas que apresentam sintomas como coriza, tosse e espirros;

Ÿ Ficar em casa quando estiver doente, e de preferência sem muito contato com os demais moradores;

Ÿ Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar logo em seguida esse papel no lixo e lavar imediatamente as mãos, ou usar o antebraço para cobrir a boca e nariz, igualmente lavando as mãos e antebraço em seguida.

Ÿ Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como mesas, teclados, mouse de computador, talheres. Esse cuidado deve ser reforçado em superfícies metálicas, pois o vírus vive um pouco mais de tempo sobre este tipo de superfície.

Sintomas do Coronavírus:

A população de Paulo Lopes deve ficar atenta aos sintomas do Coronavírus, principalmente em pessoas que viajaram recentemente para outras cidades, estados ou para outros países (nos últimos 15 dias).

Os principais sintomas são parecidos com um resfriado comum, porem com algumas características importantes:

Ÿ TOSSE: a tosse causada pelo Coronavírus é caracteristicamente seca, ou seja, sem secreção (catarro);

Ÿ FEBRE: temperatura medida com um termômetro embaixo do braço acima de 37,8ºC;

Ÿ FALTA DE AR: dificuldade para respirar;

Ÿ Os pacientes também podem apresentar dor de cabeça, irritação na garganta e dores musculares.

Se algum morador tiver algum desses sintomas deve procurar imediatamente uma das unidades de Saúde de Paulo Lopes, avisando ao chegar que apresenta sintomas que podem ser de Coronavírus, para que a equipe de saúde tome os cuidados de prevenção (colocação de mascara e separar o paciente das outras pessoas que estão esperando atendimento).

Se algum cidadão de Paulo Lopes perceber esses sintomas em alguma pessoa, evitar contato físico com essa pessoa (aperto de mãos, abraços, beijos), manter o ambiente ventilado e manter uma distancia segura dessa pessoa, e orienta-la a procurar imediatamente uma das unidades de Saúde de Paulo Lopes.

A população só deve procurar as unidades de saúde se tiver os sintomas descritos acima, e não para tentar fazer o exame preventivamente ou consultar apenas por medo, pois isso sobrecarrega os atendimentos, o pode prejudicar o atendimento de quem realmente esta doente. Devemos evitar o pânico desnecessário. Apesar do Coronavírus ser muito contagioso, a grande maioria dos doentes vão apresentar sintomas parecidos a uma gripe ou resfriado e vão melhorar em até duas semanas, sem necessidade de internação hospitalar.

A população pode ter mais informações no site da Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina (http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus) ou no site do Governo Federal (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#2019-nCov-brasil).