NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO LOPES

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Lopes informa que na manhã de hoje (23/03/20), tivemos a confirmação do primeiro caso suspeito de doença causada pelo novo Coronavírus (COVID – 19). Este paciente coletou ontem, no hospital, exame para a confirmação da doença e está aguardando o resultado.

Informamos também que há no município outros casos prováveis. São pessoas que tiveram contato com pacientes com exame positivo para o novo Coronavírus e que apresentam sintomas sugestivos da doença. Estas pessoas estão isoladas em casa e não coletaram exames para confirmação do (COVID – 19). Esclarecemos que neste momento, por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, somente será coletado exame para confirmação da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19) nos pacientes que apresentam sintomas sugestivos e que estão hospitalizados.

Portanto reforçamos a informação que o novo Coronavírus já está circulando pelos municípios de Santa Catarina, portanto o cidadão de Paulo Lopes deve permanecer em casa, saindo somente se for absolutamente necessário, tomando todas as precauções de lavagem de mãos, higienização de roupas, superfícies e utensílios, para diminuir a transmissão do vírus.

Como nesta época são comuns os quadros gripais, os resfriados, a exacerbação de rinites, será quase impossível diferenciar estes quadros da doença causada pelo novo Coronavírus. Portanto, qualquer cidadão de Paulo Lopes que apresentar sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e dor no corpo deve permanecer em casa observando os sintomas, usar preferencialmente o Paracetamol para controle de febre e da dor, evitar o uso de Anti-inflamatórios com o Ibuprofeno, Nimesulida, Diclofenaco e Aspirina e somente procurar o nosso Posto de Saúde ou outros serviços de atendimento médico se houver agravamento dos sintomas, principalmente falta de ar.

Fernanda Rodrigues Leite

Secretaria Municipal de Saúde