Campanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde Paulo Lopes aderiu à Campanha Outubro Rosa no município realizando inúmeras atividades visando a promoção da saúde da mulher com  foco na prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Foram realizadas as seguintes atividades;

Dia 21/10 no Auditório Leonel de Oliveira (CERPALO) aconteceu palestra com a nutricionista Lubiany Bergmann, destacando a importância de uma alimentação saudável para aprevenção do câncer. A enfermeira Cleusa Antônio Vieira orientou sobre o autoexame de mama. Além disso, as participantes foram contempladas com a Peça teatral “Toque para Vida”, apresentado pelo Grupo Cia Desmontagem de Imbituba.  Ao final foi servido um delicioso café, além de sorteiosde brindes que foram doados pelo comercio local. A secretaria também preparou uma lembrança para ser entregue as participantes.

22/10 foi realizado no salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus atividades física com aulão de zumba com os professores: Scheila vitorino, Micheli Bez, Flavia Lapa e Sandro Sampaio contando com a participação de aproximadamente 140 mulheres. Neste dia também foi oferecido lanche com frutas e uma lembrança preparada pela secretaria municipal.

No dia 23/10 foram realizados nas Unidades de Saúde do município mutirão do preventivo. Atendendo 250 mulheres, aumento considerável referente a campanhas anteriores.

Segundo a secretária municipal de saúde Zenita Feliciano da Silva Silveira o importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença e implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto este mês e representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Foi uma iniciativa que mobilizou muitas mulheres.

Lembrando que para todo o sucesso da campanha houve apoio de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Executivo Municipal, comercio local, entidades que cederam espaços para as atividades para que o objetivo do projeto fosse alcançado atingindo 100% do público alvo.