NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS (05/04/2020 – nota nº 4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO LOPES

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Lopes esclarece que na tarde deste domingo, dia 05/04/2020, recebemos a confirmação que o exame de um paciente com suspeita de Coronavírus (COVID -19) deu POSITIVO.

O paciente já foi informado, está desde o início dos sintomas isolado em casa, sendo acompanhado pelas equipes de saúde. Até o momento não apresenta sintomas graves sem a necessidade de internação hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e a imprensa teremos hoje dois casos confirmados em Paulo Lopes, porém esta informação está INCORRETA. O outro paciente confirmado na verdade é morador de Garopaba, mas o cadastro do SUS está registrado com endereço de Paulo Lopes, o Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN) registrou o caso como oriundo de Paulo Lopes. A imprensa somente irá alterar este dado se o Governo de Santa Catarina corrigir a informação, isto só irá ocorrer se o cadastro (endereço) for mudado no sistema informatizado do SUS, o que ainda não ocorreu. Esclarecemos que esse paciente realizou todo seu atendimento e coleta de exames no município de Garopaba. As equipes de saúde de Garopaba estão monitorando o caso.

O fato da abertura gradativa do comércio aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de cuidados com a higiene. Portanto, é importante que cada um de nós pense em como o vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra e o que cada um pode fazer para evitar a transmissão. Só saia se fora necessário, e quando sair evitar tocar desnecessariamente em qualquer superfície, não cumprimentar outras pessoas com apertos de mão, abraços e beijos, evitar aglomerações de pessoas, não pegar produtos nos mercados ou comércios que não for de fato levar, não colorar as mãos no rosto, sempre que possível usar máscaras e lavar as mãos ou usar álcool 70% (gel ou líquido) com frequência.

Neste momento é fundamental o papel de todos para não disseminarmos este vírus. Todos foram afetados de uma forma ou de outra por esta pandemia, é o momento de pensarmos na saúde coletiva e não no bem estar individual.

O momento é de calma e cautela, e não devemos propagar notícias falsas, pois isso gerar pânico.

As equipes de Saúde estão orientadas e preparadas para atender a população. Publicaremos notas informativas sobre o Coronavírus com frequência ou quando necessário (mudança no cenário atual).