Prefeitura realiza palestra sobre o Dia Mundial Sem Tabaco

Na manhã da última quarta-feira (27) no Auditório Leonel de Oliveira, a Prefeitura de Paulo Lopes por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um evento de conscientização sobre o Dia Mundial Sem Tabaco.

Os palestrantes, a Dentista da Unidade Sanitária Lucia Elena dos Santos, Bianca Rosa Demétrio e o Médico Psiquiatra do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, Christofer Moraes Balen, alertaram os participantes sobre os malefícios do uso do tabaco.

Além disso, os estudantes do oitavo e nono anos da Escola de Educação Básica Frederico Santos do Centro e da Escola Básica Dr. Ivo Silveira do bairro Penha num ambiente bastante descontraído participaram de uma competição de parodia, teatro e poesia contra o tabagismo. A equipe composta pelos alunos Manuela, Kelli, Isaque, Amanda, Jeremias, Agata e Deivid da Escola Básica Dr. Ivo Silveira foi a grande vencedora entre as nove participantes com uma linda interpretação de um teatro com paródia.

O evento contou com a participação do Vice-prefeito Jucinei de Souza, do Presidente da Câmara Municipal Everaldo Evilasio dos Santos e do vice-presidente Oziel Evaldo Silva, da Secretária Municipal de Saúde Fernanda Rodrigues Leite, da Secretária Municipal de Educação Vanessa Pereira, da Diretora da Escola Básica Ivo Silveira do bairro Penha, da Professora Izolete Tenfen que representou a Diretora da Escola Educação Básica Frederico Santos e dos jurados do concurso, Marcelo Martins, Elisangela Felizardo da Silva Martins e Carla de Oliveira Liberato.

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.  A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).

Confira os benefícios de parar de fumar, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.