Paulo Lopes é contemplado com o plano de Saneamento Básico

Evandro João dos Santos Prefeito Municipal de Paulo Lopes participou nesta terça-feira 13/12 da solenidade de entrega dos planos municipais de saneamento básico, promovida pelo governo do Estado.

A ação realizada pelo governo visa cumprir a Lei Federal 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais para a área de saneamento básico. Através desta ação foram contempladas 179 cidades de até 10 mil habitantes.

O município de Paulo Lopes participou desde 2009 do levantamento de dados para o desenvolvimento dos planos, com base no termo de referência elaborado para a realização de audiências públicas, onde foram criados, por meio da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Grupos Executivos de Saneamento com atuação no município, composto de técnicos e representantes da comunidade local, a fim de discutir os relatórios apresentados pelas empresas contratadas e identificar os principais problemas  de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais.

Com o plano em mãos o próximo passo é encaminhá-lo para aprovação à Câmara de Vereadores por meio de projeto de lei. E com a lei aprovada iremos buscar recursos para investir na execução das obras, afirma o Prefeito Evandro, que destaca a importância desta ação para a melhoria da qualidade de vida no município, considerando que o saneamento básico é uma questão que tem impacto direto na saúde das pessoas.